Imprima e monte os TUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu TubinhoKids > Animais > Baleia

Imprimir e montar TubinhoKids > Animais > Baleia

Saiba mais - Baleia

Imagine você e seus amiguinhos brincando em cima da língua de uma baleia-azul! Só imagine, pois papai e mamãe não iriam deixar. Mas, imaginando que hoje eles estejam de bom humor, quantos amiguinhos você convidaria?

Cinco, dez, vinte? Que tal cinquenta se for um pega-pega? E para a brincadeira de estátua, talvez caibam mais cinquenta amigos! Porém precisam ficar paradinhos, pois vai que a baleia-azul tem cócegas na língua e decida expulsar todo mundo através do seu espiráculo.

Vale lembrar, é só imaginação... Mas iria ser da hora, pois o jato d'água de uma baleia cachalote pode ultrapassar os 10 metros de altura! Uau! Que parque de diversões radicais!

As baleias pertecem à ordem dos cetáceos e são os maiores mamíferos do planeta Terra! Pode-se dizer que a baleia-azul é o maior ser vivo de todos os tempos, superando até mesmo o maior dos dinossauros, o quadrúpede e herbívoro argentinossauro.

E já imaginou se não fossem animais aquáticos? E morassem no Pantanal ou na Mata Atlântica? Aí sim, hein!

É coisa de cinema! E uma passagem bastante lúdica é o encontro de Marlin, o peixe-palhaço, e Dory, a cirurgiã-patela, com uma baleia-azul no filme Procurando Nemo (Finding Nemo - Pixar).

Com certeza, apesar dos sustos, eles se divertiram! E aprenderam que o alimento preferido das baleias é o krill, um crustáceo parecido com o camarão. E, de vez em quando, peixinhos e plâncton de algas.

Um segredinho, mas tem que guardar. Tem baleia banguela nadando por aí. Algumas espécies, como a própria baleia azul, a baleia jubarte, a baleia-fin, a baleia-de-bryde, a baleia minke e a baleia franca, não possuem dentes. No lugar deles, existem lâminas ou cerdas feitas de queratina - ou simplesmente de unha - que funcionam como um filtro.

Já o cachalote, a orca, o narval e a beluga são exemplos de baleias "dentuças"... Com ou sem dentes, elas comem muito, de 2 a 4 toneladas por dia, para nenhum glutão botar defeito. Um adulto levaria de 2 a 4 anos para comer o que uma baleia come em um único dia!

Ela é ou não é a maior? Apesar desta grandeza, muitas espécies correm risco de extinção. E todos já sabem a razão: a caça indiscriminada pelo ser humano.

O mesmo que é capaz de criar um clássico como Moby Dick (ou A Baleia), romance escrito por Herman Melville e publicado pela primeira vez em 1851. Nesta obra, uma imagem terá muito trabalho para valer mais que mil palavras...

Call me Ishmael.

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o tubinho online - Baleia

Brinque com o quebra-cabeça online - Baleia

Brinque com o jogo da memória online - Baleia

TUBINHOKIDS DO DIA 14/04/2011

Mais tubinhos
Karatê Panda
Sapo
Águia
Gato de pelo curto brasileiro
Urso Polar
Polvo
Ursinho de Natal
Papagaio
Castor
Desconfigato
Coelho
Coelho
Cãogorro
Rinoceronte
Tartaruga
Ornitorrinco
Coruja
Boi da Cara Preta
Joaninha
Porquinho da Índia
Siga-nosTwitterFacebook
TUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 21/11/2017, com 539 tubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!