Imprima e monte os TUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu TubinhoKids > Pessoas, personagens e profissões > Cangaceiro

Imprimir e montar TubinhoKids > Pessoas, personagens e profissões > Cangaceiro

Saiba mais - Cangaceiro

Herói ou vilão? Mocinho ou bandido? Chapéu de couro de abas largas e dobradas com ornamentos em ouro e prata, casacos e calças com muitos adereços, cartucheiras bordadas e uma peixeira em punho. E os óculos? Será que todos os cangaceiros tinham miopia?

Os óculos são uma "marca registrada" em alusão a Lampião, considerado o Rei do Cangaço. Muito se discute sobre a verdadeira intenção destes homens e mulheres do sertão nordestino que iam de vila a vila, povoado a povoado para saquear. Seriam eles uma versão brasileira de Robin Hood, o fora-da-lei inglês que tirava dos ricos para dar aos pobres?

Na região da caatinga dominada por coronéis latifundiários e castigada pela seca que trazia consigo a fome e a miséria, o cangaço poderia ter sido a maneira encontrada de luta pela sobrevivência.

Deixando as polêmicas e controvérsias de lado (isso fica para mais tarde com os professores de história), é interessante notar o caráter cultural e, por quê não, fashion das roupas e símbolos utilizados pelos cangaceiros. E também pelas cangaceiras. Ou vocês acham que Maria Bonita, esposa de Lampião, não era vaidosa? Ainda mais com esse apelido.

Signo de Salomão, cruz de malta, oito deitado representando o infinito, flor de lis são alguns dos símbolos encontrados nas suas roupas típicas. O livro Estrelas de Couro: A Estética do Cangaço, do escritor Frederico Pernambucano de Mello e prefácio de Ariano Suassuna, explora este outro lado da história de muito xaxado.

E xaxado lembra a música Festa do Interior (Moraes Moreira e Abel Silva), interpretada pela baiana Gal Costa e também pela paraibana Elba Ramalho. A contribuição do cinema vem de Lima Barreto com o filme O Cangaceiro e dos Trapalhões Didi, Dedé, Mussum e Zacarias estrelando o filme O Cangaceiro Trapalhão. Com direito a galinha dos ovos de ouro, zumbi, bruxa-fada e muitas outras confusões.

Para contar os feitos, o jornal em forma de poesia, a literatura de cordel, muito popular na região. E que se completa com as xilogravuras, uma técnica de gravação em relevo parecida com o carimbo que usa a madeira como matriz.

A viagem encantada pelo nordeste dos cangaceiros termina aqui. Os próximos destinos terão os seguintes guias de turismo: homem das cavernas, gladiador e ninja. Mochila e cantil prontos?

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o tubinho online - Cangaceiro

Brinque com o quebra-cabeça online - Cangaceiro

Brinque com o jogo da memória online - Cangaceiro

TUBINHOKIDS DO DIA 11/04/2011

Mais tubinhos
Cavaleiro Branco
Lucha Libre
Amigo do Peito
Gladiador
Repórter
Garota Misteriosa
Médica Pediatra
Mecânico
Cleópatra
Vidente
Menininha Feliz
Roqueiro
Arquiteto
Caipira Violeiro
Menininho Feliz
Contadora
Super Pai
Mamãe Noel
Índio Curumim
Ninja
Siga-nosTwitterFacebook
TUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 25/05/2018, com 539 tubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!