Imprima e monte os TUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu TubinhoKids > Folclore e Mitologia > Cuca, a lenda

Imprimir e montar TubinhoKids > Folclore e Mitologia > Cuca, a lenda

Saiba mais - Cuca, a lenda

Ela é um jacaré. Ela é uma bruxa. Ela é um monstro. Ela é assustadora. Ela é malvada. Ela tem um caldeirão. Ela não dorme. Ela gosta de brincar de pega-pega com as crianças desobedientes.

Ela mora dentro de uma caverna e nas memórias da vovó, do vovô, da mamãe e do papai. Com tanta gente para contar, a lenda da Cuca vai ficar interessante!

Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
E pega daqui
E pega de lá

A Cuca é malvada
E se fica irritada
A Cuca zangada
Cuidado com ela

Trecho de A Cuca te pega, na voz de Cássia Eller, para o Sítio do Picapau Amarelo, da televisão.

Se o folclore brasileiro já era rico, Monteiro Lobato tratou de deixá-lo bilionário! Na televisão e principalmente nos livros, as histórias viram história e seus personagens tornam-se eternos, encantando leitores e leitoras de todas as idades.

No livro O Saci (originalmente O Sacy, 1921), Pedrinho faz uma viagem para conhecer mitos, como o próprio Saci-Pererê, o Lobisomem, a Mula sem cabeça, o Curupira, o Negrinho do Pastoreio e a Cuca, claro.

Aprende que ela tem três mil anos e dorme apenas uma noite a cada sete anos. Uma pena! Afinal, além de ser muito bom dormir, é ótimo poder sonhar, inclusive com a Cuca...

Mas talvez ela não seja tão malvada como dizem por aí. E já que tem insônia, ela seria a ajudante perfeita para a mamãe e o papai nas noites que o bebezinho (ou a bebezinha) não quer dormir por causa das cólicas, da fome e por tudo ser ainda tão novo, tão diferente do aconchego da barriga.

Nana, neném
Que a Cuca vai pegar
Papai foi pra roça
Mamãe foi passear

Trecho de Nana, neném - Raimundos

Até os roqueiros não se esquecem dela... E tampouco do bicho papão... Quem também não se esqueceu foi a pintora Tarsila do Amaral.

Em seu quadro A Cuca (1924), Tarsila a descreve como um bicho esquisito no mato com um sapo, um tatu e outro bicho inventado, segundo suas próprias palavras. Uma contribuição de L., o menino que se encontrou com Miaubot, quando estava estudando para sua avaliação de português.

De Portugal para o Brasil, de dragão para jacaré, de Coca para Cuca, o que não pode faltar em casa e na escola é a vontade de conhecer, de saber mais. Empreender uma aventura pelas palavras, pelos versos, pelos livros, pelo conhecimento.

E fica mais divertida quando podemos ter a companhia de ornitorrincos, do Minotauro e principalmente de Monteiro Lobato.

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o tubinho online - Cuca, a lenda

Brinque com o quebra-cabeça online - Cuca, a lenda

Brinque com o jogo da memória online - Cuca, a lenda

TUBINHOKIDS DO DIA 18/08/2011

Mais tubinhos
Oni
Negrinho do Pastoreio
Boitatá
Bruxa
Duende
Daruma
Curupira
Boi-Bumbá
Saci-Pererê
Centauro
Siga-nosTwitterFacebook
TUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 18/11/2017, com 539 tubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!