Imprima e monte os TUBINHOKIDS para brincar, colecionar e decorar.

Monte seu TubinhoKids > Pessoas, personagens e profissões > Navegador marítimo

Imprimir e montar TubinhoKids > Pessoas, personagens e profissões > Navegador marítimo

Saiba mais - Navegador marítimo

O navegador marítimo, representado aqui por Pedro Álvares Cabral, pode ser considerado o antecessor dos browsers de internet e também dos aparelhos de GPS e fonte de inspiração em termos de nomenclatura.

Tanto é que uma das versões do Netscape, um dos primeiros navegadores web (alguém ainda se lembra?), tinha a roda de leme ou timão como ícone.

Desbravar o desconhecido - por exemplo, o polvo Kraken, enfrentar mares nem sempre calmos, explorar lugares longínquos e estabelecer contato com novos povos são algumas das atribuições do navegador.

Seu papel foi tão importante em determinada época que foi chamada de Era dos Descobrimentos ou Era das Grandes Navegações.

Em suas naus e caravelas, partiam da Europa rumo aos demais continentes. Além de Cabral, que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, outros navegadores e exploradores marítimos tiveram um papel importante para o mundo ocidental. São eles:

Cristóvão Colombo - a bordo da nau Santa Maria e acompanhada das caravelas Pinta e Niña, Colombo descobriu a América, o novo mundo, em 14 de outubro de 1492. No entanto, achava ter chegado às Índias, e por isso, a população nativa foi chamada de índios.

Américo Vespúcio - apesar de ter sido "oficialmente" descoberto por Colombo, o novo continente recebeu o nome de América em homenagem ao navegador que melhor soube descrever as suas supostas conquistas.

Vasco da Gama - capitão-mor da frota portuguesa que descobriu a rota marítima para a Índia em 1498 com a chegada em Calicute. Essa jornada foi eternizada pelo poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Fernão de Magalhães - primeiro navegador a dar uma volta completa em torno do planeta, a viagem de circum-navegação do globo, alcançando a Terra do Fogo, os mares do sul, e a passagem para o Oceano Pacífico que foi batizada em sua homenagem: o Estreito de Magalhães.

O fascínio pela descoberta é também compartilhado pelas crianças em filmes e desenhos animados nos quais a cada episódio aparece uma nova aventura, enfrentando desafios e cumprindo a missão. Um roteiro bem conhecido mas que sempre tem um final diferente e surpreendente. Vamos descobrir coisas novas?

Alías, apesar de não ser nova, a música O Descobridor dos Sete Mares, interpretada por Tim Maia, deixa uma curiosidade no ar. Afinal, quais são os sete mares? Depende da época. Navegador ou navegante? Ah, aqui o importante é navegar!

E navegando, agora pela world wide web (o corriqueiro www), descobre-se que 22 de abril também é o Dia da Terra. E mais uma oportunidade para falar de Plantazzz e ajudar na preservação do meio ambiente.

Agora, é só imprimir e montar! É grátis! Divirta-se usando como brinquedo, invente um jogo, faça sua coleção de bonecos ou então use como enfeite na sua mesa ou estante.

Brinque com o jogo siga o tubinho online - Navegador marítimo

Brinque com o quebra-cabeça online - Navegador marítimo

Brinque com o jogo da memória online - Navegador marítimo

TUBINHOKIDS DO DIA 22/04/2011

Mais tubinhos
Esquadrão Amikix - Major Kimie
Guarda da Rainha, parte 1
Imperador Nero
Samurai
Confeiteiro
Contadora
Menininha Feliz
Super Pai
Dom Pedro I
Esquadrão Amikix - Capitã Berta
Esquimó
Pirata
Astronauta
Pedreiro
Mestre de Kung Fu
Rei
Vizinho Gripado
Motoboy
Lucha Libre
Fotógrafo
Siga-nosTwitterFacebook
TUBINHO KIDS © Todos os direitos reservados
No ar desde 12 de março de 2011. Divirta-se hoje, 18/11/2017, com 539 tubinhos. Monte o seu! Indique para seus amigos!